No palco da matemática, onde números dançam em sincronia,
Há uma ordem secreta, PEMDAS, a estrela da sinfonia. Com parênteses e expoentes, a dança começa, A seguir, multiplicação e divisão, com grande destreza.
P de Parênteses, o primeiro na fila,
Vejamos um exemplo, com graça e estilo.
(3 + 2) * 4 - (6 / 2)
é a nossa canção,
Primeiro, resolvemos o que está no coração.
(3 + 2)
é o que encontramos primeiro,
Soma de 3 e 2, um passo certeiro.
5 * 4 - (6 / 2)
é o que resta a dançar,
Multiplicação e divisão, agora a brilhar.
5 * 4
é nossa próxima façanha,
20 é o resultado, uma bela lança.
20 - (6 / 2)
continua a coreografia,
Aqui, a divisão, com sua magia.
6 / 2
é igual a 3, tão claro quanto o dia,
Subtraímos de 20, um passo que guia.
A resposta é 17, com elegância encontrada,
PEMDAS conduziu, a equação foi dançada.
E de Expoentes, elevação ao céu,
Um exemplo nos mostrará esse anel.
2^3 + 4 * (2^2)
é nossa melodia,
Com expoentes brilhantes, uma sinfonia.
2^3
é o primeiro a se exibir,
2 elevado à terceira, sem se omitir.
Igual a 8, com a sua potência revelada,
A dança dos expoentes, na equação, ressaltada.
4 * (2^2)
agora chama nossa atenção,
A potência de 2, é uma explosão.
4 * 4
é igual a 16, um avanço,
A dança continua, com todo o seu encanto.
Adicionar esses resultados, com talzaç ão,
8 + 16
, sem hesitação.
A resposta é 24, no final da melodia,
PEMDAS nos guiou, com maestria.
A dança da matemática, com PEMDAS no controle, Nos leva a soluções, com graça e farol. Em cada exemplo, sua ordem prevalece, No palco da equação, sua dança aquece.
Que a ordem das operações nos inspire, A explorar a matemática, sem cessar, Em cada equação, um mistério a desvendar, PEMDAS, nossa guia, a nos conduzir, sem respire.